5 dicas para manter a saúde se você passa o dia todo no computador

Caso você passe o dia todo no computador, seja para trabalhar ou estudar, há alguns hábitos que você tem que adquirir para isso não afetar sua saúde a médio e longo prazo.

No entanto, se você está se sentindo muito inquieto e agitado em uma tarefa no computador, uma boa medida é procurar um médico especialista. Se o diagnóstico for hiperatividade, você pode começar logo seu tratamento para hiperatividade.

Se não for o seu caso, confira 5 dicas para manter a saúde se você passa o dia todo no computador.

1 – Tenha postura adequada na cadeira

Primeiro, investir em uma cadeira de qualidade e confortável é imprescindível. Vale buscar na internet modelos e marcas que favorecem sua saúde mesmo que você passe horas sentado.

O próximo passo é utilizar a cadeira corretamente. O ideal é que suas costas se apoiem no encosto da cadeira. Por isso, compre uma cadeira com encosto suficiente para apoiar suas costas.

Evite ficar com os ombros caídos. É importante também deixar suas coxas quase totalmente posicionadas conforme o assento da cadeira.

2 – Deixe os pés retos ao se sentar

Depois de sentar na cadeira, os seus pés precisam ficar completamente no chão. Dessa forma, os pés não podem ficar inclinados, com apenas os dedos tocando o chão. Se a cadeira for muito alta para você, invista em um apoiador para os pés.

Evite cruzar ou dobrar as pernas enquanto estiver sentado.

3 – Mantenha o monitor em frente ao seu rosto

O monitor deve ficar em uma posição frontal ao seu rosto, de uma forma que você não precise abaixar ou levantar a cabeça para ver a tela do computador.

Caso você utilize um notebook, a alternativa é conectá-lo a um dispositivo com altura adequada. Senão, você vai passar muito tempo inclinando seu corpo para frente para visualizar a tela e isso pode ser prejudicial.

4 – Faça uma pausa para levantar a cada 50 minutos

Não é indicado passar muito tempo na mesma posição. O corpo humano é preparado para se mover com regularidade. Por isso, a cada 50 minutos, faça uma pausa do trabalho ou estudo.

Você pode aproveitar o tempo livre para checar seu celular, ir ao banheiro, caminhar um pouco ou outra atividade que exija movimentos do corpo.

Você também pode apostar em alongamentos. Faça uma pesquisa na internet e busque por exercícios de alongamento para realizar de sua cadeira de escritório.

5 – Use o computador em um ambiente com boa iluminação

Utilizar o computador em ambientes mal iluminados pode causar sonolência, sensação de confinamento, perda de noção do tempo, entre outros. Por isso é tão importante utilizar o computador em um espaço bem iluminado. De preferência, é importante que o local seja iluminado com luzes brancas distribuídas uniformemente.

É importante que a iluminação não fique no seu rosto e muito menos na tela do computador. Isso faz com que você tenha que se esforçar mais para entender o que está na tela e pode causar problemas de visão. 

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