Aprenda a usar seu computador de maneira sustentável

Já faz algum tempo que as empresas estão preocupadas em produzir produtos ecologicamente corretos. É o caso de produtos de limpeza biodegradáveis, sacolas recicláveis ou até veículos elétricos.

No entanto, os hábitos sustentáveis também devem ser praticados por você, visando a preservação do meio ambiente e diminuir o aquecimento global. Um bom investimento que você pode fazer em sua casa é instalar placas para a captação de luz solar. Isso vai fornecer água quente para o banho e promover toda energia elétrica que você necessita.

Basta pesquisar por “simulador de energia solar” no Google ou clicar no link para saber qual é o investimento necessário. Há outras formas de manter hábitos sustentáveis também.

Um deles é através do uso de computadores. Com a pandemia da COVID-19, a compra e a utilização de computadores só aumentaram, seja para trabalhar home office ou para estudar à distância. Saiba como utilizar o computador de modo sustentável.

1. Coloque em modo hibernação ou modo de espera

Para economizar energia, desligue o computador quando não estiver utilizando. Porém, nem sempre é prático desligá-lo. Caso você for usar o computador logo, você pode colocá-lo em “modo de espera”. O software só vai desligar somente o monitor e o disco rígido.

O modo hibernação e desligar o computador encerram de uma vez as atividades dele, inclusive da placa mãe. A diferença é que na hibernação ficam gravadas as configurações, programas e navegadores abertos do ponto em que foi ativada a hibernação.

Dessa forma, ao ligar novamente, o computador estará do mesmo modo como você o deixou. Tanto desligar a hibernação são recomendadas para quem vai utilizar o computador depois de um longo período, já que economiza mais energia.

2. Salve os arquivos em PDF ao invés de imprimir

Não imprima documentos de forma desnecessária no seu cotidiano, como boletos para pagar online, declaração de imposto de renda, páginas da internet e outros.

Isso gera um enorme desperdício de folhas de papel. Uma opção para não ter montes de papéis em casa é guardar o arquivo no computador em vez de imprimir. O formato mais indicado para você salvar os arquivos é em PDF.

Você pode baixar um programa específico para transformar vários formatos de documentos em PDF. O leitor de PDF já vem instalado no computador.

3. Mantenha seu computador otimizado

Quanto mais tempo o computador leva para completar uma tarefa, mais energia elétrica é consumida. Por isso, é necessária uma manutenção periódica no aparelho.

Baixe um antivírus bom e faça uma varredura em seu computador. Uma máquina infectada pode usar funcionalidades adicionais no computador e causar lentidão no sistema, além de colocar sua segurança em risco.

Efetue a desfragmentação do PC com a ferramenta nativa do computador. Dessa forma, os arquivos serão encontrados e carregados de forma mais rápida. Por último, realize uma limpeza em seus registros.

Existem softwares que agregam todos esses recursos para otimizar suas tarefas. Você pode pesquisar na internet, baixar gratuitamente o software que considerar de melhor qualidade e utilizá-lo.   

Artigos relacioandos

O que é TI? – Definição, aplicação do serviço e especificações sobre segurança!

O que é TI? Quais são os aspectos que caracterizam a tecnologia da informação? Quais são os dois tipos de ...
Leia Mais

Snaptik: App para baixar vídeos TikTok

Como baixar vídeos TikTok com Snaptik?? Qual o processo que deve ser realizado para conseguir ter acesso aos vídeos do ...
Leia Mais

Como usar o computador de forma segura?

O uso do computador ou notebook é muito amplo hoje em dia. É possível trabalhar, estudar, pesquisar, comprar, assistir filmes ...
Leia Mais