Como crimpar cabo de rede – RJ45 Padrão T568A

O mundo está cada vez mais conectado e, por isso, precisamos desenvolver, mesmo que aos poucos, os nossos conhecimentos acerca da tecnologia. Por isso, se você tem dúvidas em como crimpar cabo de rede RJ45 padrão T558A, está na hora de aprender um pouco mais e saber por onde passam as suas conexões.

Para quem não conhece o processo de crimpagem, ele nada mais é do que a montagem completa de um cabo de rede. Não são todas as vezes em que você conseguirá comprar esse item e, por isso, é importante saber como fazê-lo do zero para evitar mais prejuízos e perda de tempo.

Para que serve um cabo de rede?

RJ45 Padrão

Muitas pessoas não sabem para que serve um cabo de rede, mas eles são utilizados para fazer uma interconexão com outros tipos de dispositivos para que haja a possibilidade de trocar informações entre eles.

Muitas pessoas o utilizam para que impressoras se comuniquem ou, até mesmo, computadores sejam conectados a uma rede.

Existe uma variedade entre esses tipos de cabo como, por exemplo, o cabo coaxial, o cabo de fibra óptica e, também, o cabo de par trançado.

Cada um deles possui uma funcionalidade específica e pode te ajudar bastante na hora da necessidade. É bem provável que os dispositivos sejam separados por alguns metros.

Atualmente, a maior parte das tecnologias utiliza uma conexão de rede e, por isso, o mais recomendado é saber como crimpar cabo de rede RJ45 padrão T569A, para não acabar ficando a sua conexão quando ela for mais necessária.

Os cabos de patch também podem ser utilizados em curtas distâncias, principalmente em ambientes de escritórios. Isso acontece, principalmente, quando um fio precisa passar por um armário de fiação, promovendo um local mais organizado e, também, com maior segurança para quem estiver no ambiente.

Diferenças entre os cabos de rede

Assim como dito anteriormente, é possível observar algumas diferenças em relação aos tipos de cabo. O cabo coaxial, por exemplo, tem como principal função auxiliar os provedores de internet a manter uma conexão local na sua residência, fazendo com que os seus aparelhos tenham acesso à conectividade.

A sua capacidade de transmissão de dados é de 10 Mbps por segundo. Com uma frequência bastante elevada de transmissão, ele não precisa replicar o sinal recebido para grandes distâncias, o que quer dizer que você poderá aproveitar ao máximo toda a velocidade da internet da casa.

O cabo de par trançado, por sua vez, é muito utilizado para montar redes locais, principalmente por causa da sua composição. Ele é constituído por quatro pares de cabos que ficam entrelaçados uns nos outros, dando origem ao seu nome. Isso faz com que haja uma diminuição na interferência eletromagnética em relação à rede.

Diferente do cabo coaxial, este modelo em específico pode ser utilizado em ambientes que precisam da comunicação de muitas máquinas simultaneamente. Todo cabo de rede é capaz de utilizar um conector e, dessa maneira, ele consegue facilmente identificar com qual das máquinas está se conectando.

A revolução da fibra óptica

Quem nunca ouviu falar em um tipo de conexão extremamente moderno e prático chamado “fibra óptica”? Para quem tem internet, é uma ótima opção, principalmente porque protege a conectividade, evitando possíveis falhas durante a transmissão das informações de rede ao longo de sua execução.

Para se ter uma ideia do quão potente é este equipamento, o seu diâmetro é medido por meio de micrómetros, fazendo com que seja apenas superior a um fio de cabelo humano. Em sua área externa, pode-se perceber um isolamento feito com Teflon ou PVC, que protege contra as oscilações do clima.

Ainda que seja um pouco mais cara que a instalação normal, optar por uma rede de fibra óptica quer dizer que você terá muito mais autonomia ao utilizar a sua internet, acessando o conteúdo de maneira ampla e completamente independente. Sendo assim, a qualidade da sua conectividade aumenta drasticamente.

São dois os tipos de cabos de fibra óptica: o multi-modo, que possui um alcance bem mais curto do que o outro, e o monomodo, com um alcance bem longo. O material não é capaz de sofrer interferências eletromagnéticas, oferecendo total estabilidade para o seu provedor.

Como crimpar cabo de rede – RJ45 Padrão T568A

RJ45 Padrão T568A

Para que você possa saber como crimprar cabo de rede RJ45 padrão T568A, será necessário ter alguns itens em mãos. São eles:

Logo depois que você cortar a parte de borracha do cabo de rede, o ideal é que as cores sejam separadas em uma sequência específica, que se define como:

  • branco com listras verdes;
  • verde;
  • branco com listras laranjas;
  • azul;
  • branco com listras azuis;
  • laranja;
  • branco com listras vermelhas;
  • vermelho.

Após colocar os fios corretamente na zona do conector, será preciso utilizar o alicate de crimpagem para que as conexões fiquem bem firmes umas nas outras.

Artigos relacioandos

LendaFlix APK Atualizado 2021 para Android

Tudo que você precisa saber sobre o LendaFlix. Como Baixar e instalar o APK no seu aparelho para assistir filmes ...
Leia Mais

Jogos Conhecidos do Google Doodle

Os Jogos Conhecidos do Google Doodle já fizeram sucesso em algum momento ou ainda fazem, e o Google comemora esse ...
Leia Mais

Grêmio Play: o serviço de streaming feito para os gremistas

Netflix, Amazon Prime, Disney Plus e Globo Play ganharam um concorrente nos primeiros meses de 2021. A Grêmio Play, um ...
Leia Mais