Pular para o conteúdo

SpeedTest – Teste de Velocidade Copel / Ligga

    Quantas você já realizou um teste de internet no Speedtest Copel / Ligga para saber se a velocidade que você está recebendo é aquela pela qual você está pagando?

    Caso você nem mesmo saiba, é possível realizar esse teste de forma super simples e rápido – em poucos minutos – através de sites e programas.

    Entre vários testes disponíveis para averiguar qual a velocidade da sua internet banda larga, um dos melhores é o teste de velocidade Speedtest Copel / Ligga .

    Vamos ensinar como você pode utilizar esse teste de velocidade e quais são os benefícios de testar com frequência a sua internet. Continue lendo para se informar sobre o assunto!

    Por que devo testar a velocidade da minha internet?

    Há muito tempo o brasileiro já sofre com dificuldades de conexão a internet. Entre as principais queixas, está a reclamação de que a maior parte dos consumidores nunca recebe a quantidade de internet que contratou e paga para ter.

    Não é a toa que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) definiu que os provedores de internet são obrigadas entregar uma transmissão média de 70% do plano que você contratou de internet banda larga todos os meses.

    Isso significa que você não recebe 100% de internet que paga, assim como provavelmente ninguém no Brasil.

    No entanto, como poucas pessoas realizam os testes de internet para saber se a velocidade está adequada não, muitas empresas acabam reduzindo muito a sua velocidade, fazendo com que você pague por algo que não recebe – e nem mesmo cumprindo este mínimo necessário.

    Pode ser que muitas vezes você esteja com uma internet de 50% da capacidade em velocidade que você contratou! Ou seja, você pode estar levando um grande prejuízo com seu pacote de banda larga.

    E com certeza você já deve ter desconfiado disso em algum momento, quando foi assistir a filme e ele ficava travando, ou quando demorou o dobro do tempo para baixar um arquivo.

    Com o teste de velocidade Copel / Ligga , você consegue descobrir rapidamente o que está acontecendo com a sua internet – e, caso ela esteja com a velocidade muito abaixo do que o que você contratou no seu plano, você tem todo o direito a reclamar!

    Como realizar o teste de velocidade Speedtest Copel Ligga

    SpeedTest

    A Ligga Telecomunicações, antiga Copel é uma empresa que fornece em seu site um sistema completo para realizar a testagem da velocidade da sua internet. E o melhor de tudo é que você nem precisa ter conhecimento específico em tecnologia e informática para conseguir fazer o teste.

    Tudo que é necessário para que o teste seja realizado é que seu computador esteja conectado a uma internet por meio de um cabo de rede, este cabo deve também estar conectado a uma das portas do seu modem.

    Dessa forma, eles conseguirão averiguar a internet com muito mais assertividade.

    Com isso ok, basta você acessar o site www.testeminhainternet.com.br e inicio da página, um círculo escrito “Start”.

    Clique ali e o site começará a testar a velocidade da sua internet, dando o resultado em alguns minutos.

    O resultado do velocímetro do Speedtest é bem completo, pois ele mostra dois tipos de velocidade diferentes da internet: o download e o upload.

    Basicamente, estas duas velocidades correspondem ao tempo que você demora para receber e enviar dados, respectivamente.

    Normalmente, associamos estas velocidades quando vamos baixar ou enviar algum tipo de mídia, como áudios, fotos e vídeos.

    Mas, na verdade, elas estão em tudo que fazemos online: até mesmo na velocidade para abrir um site ou realizar uma pesquisa no Google.

    De modo geral, são coisas muito rápidas que levam menos do que segundos e que, por isso, nem mesmo conseguimos perceber.

    Porém, quando há uma falha na velocidade da internet, esses pequenos atrasos de segundos podem acabar causando transtornos, fazendo a sua internet travar e você ter dificuldade de realizar ações.

    O teste da Spedtest também mostra a latência da sua internet, que mostra a conexão da sua internet e o seu nível de estabilidade, que impede as oscilações que fazem a internet reduzir e aumentar a velocidade rapidamente.

    Por isso, é sempre bom testar a internet de forma que possa chegar um resultado real sobre como está a velocidade dela e, assim, você possa conferir com o plano de internet que você contratou se a velocidade está atingindo o nível esperado.

    Dicas para melhorar precisão do Teste de velocidade Speedtest

    Esses testes que são realizados online nem sempre são muito precisos, precisamos avisar.

    Por isso, é necessário que você tome alguns cuidados.

    Por exemplo, ao realizar o teste de internet é preferível que você feche todas as abas e janelas dos seus navegadores, deixando apenas o site com o teste de velocidade aberto.

    Também muito importante fechar programas do seu computador que estejam conectados à internet.

    Afinal, quando você está acessando sites ou utilizando a sua internet em algum sistema, isso significa que você está consumindo ela naquele momento e isso pode afetar bastante o resultado do teste de velocidade.

    Além disso, é muito importante realizar o teste algumas vezes, pois as circunstâncias importam muito quando o assunto é velocidade de internet.

    Por exemplo, em horário de pico, é normal que a velocidade de internet esteja reduzida, e isso afetará o desempenho apresentado pelo Speedtest Copel Ligga.

    Assim, você conseguirá chegar a um resultado bastante preciso ao realizar este teste em diferentes momentos do dia e, até mesmo, em diferentes dias (especialmente, alternando entre dias úteis e fins de semana).

    Às vezes o espaço da casa também pode influenciar um pouco no teste de velocidade e, se você percebe que sua internet não está com uma velocidade satisfatória, pode ser interessante testá-la em diferentes espaços da casa.

    Se você já fez alguns testes da velocidade da sua internet e percebeu que realmente recebe uma internet muito inferior ao plano que foi contratado, está na hora de ligar para a operadora e prestar algumas reclamações.

    Caso isso persista, não tenha medo de correr atrás dos seus direitos como consumidor.

    De qualquer forma, é sempre bom estar testando a internet. E, caso você tenha dúvidas, deixe seu comentário para te ajudarmos.