Teste de velocidade Copel

Quantas você já realizou um teste de internet Copel para saber se a velocidade que você está recebendo é aquela pela qual você está pagando?

Caso você nem mesmo saiba, é possível realizar esse teste de forma super simples e rápido – em poucos minutos – através de sites e programas.

Entre vários testes disponíveis para averiguar qual a velocidade da sua internet banda larga, um dos melhores é o teste de velocidade Copel.

Vamos ensinar como você pode utilizar esse teste de velocidade e quais são os benefícios de testar com frequência a sua internet. Continue lendo para se informar sobre o assunto!

Por que devo testar a velocidade da minha internet?

Há muito tempo o brasileiro já sofre com dificuldades de conexão a internet. Entre as principais queixas, está a reclamação de que a maior parte dos consumidores nunca recebe a quantidade de internet que contratou e paga para ter.

Não é a toa que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) definiu que os provedores de internet são obrigadas entregar uma transmissão média de 70% do plano que você contratou de internet banda larga todos os meses.

Isso significa que você não recebe 100% de internet que paga, assim como provavelmente ninguém no Brasil.

No entanto, como poucas pessoas realizam os testes de internet para saber se a velocidade está adequada não, muitas empresas acabam reduzindo muito a sua velocidade, fazendo com que você pague por algo que não recebe – e nem mesmo cumprindo este mínimo necessário.

Pode ser que muitas vezes você esteja com uma internet de 50% da capacidade em velocidade que você contratou! Ou seja, você pode estar levando um grande prejuízo com seu pacote de banda larga.

E com certeza você já deve ter desconfiado disso em algum momento, quando foi assistir a filme e ele ficava travando, ou quando demorou o dobro do tempo para baixar um arquivo.

Com o teste de velocidade Copel, você consegue descobrir rapidamente o que está acontecendo com a sua internet – e, caso ela esteja com a velocidade muito abaixo do que o que você contratou no seu plano, você tem todo o direito a reclamar!

Como realizar o teste de velocidade Copel

teste de velocidade copel
Teste de velocidade de internet da Copel. Saiba a real velocidade da sua conexão banda larga com o velocímetro da Copel

O Copel Telecomunicações é uma empresa que fornece em seu site um sistema completo para realizar a testagem da velocidade da sua internet. E o melhor de tudo é que você nem precisa ter conhecimento específico em tecnologia e informática para conseguir fazer o teste.

Tudo que é necessário para que o teste seja realizado é que seu computador esteja conectado a uma internet por meio de um cabo de rede, este cabo deve também estar conectado a uma das portas do seu modem.

Dessa forma, eles conseguirão averiguar a internet com muito mais assertividade.

Com isso ok, basta você acessar o site deles www.copeltelecom.com/site/speedtest e lá estará, ao final da página, um círculo escrito “iniciar”.

Clique ali e o site começará a testar a velocidade da sua internet, dando o resultado em alguns minutos.

O resultado do velocímetro Copel é bem completo, pois ele mostra dois tipos de velocidade diferentes da internet: o download e o upload.

Basicamente, estas duas velocidades correspondem ao tempo que você demora para receber e enviar dados, respectivamente.

Normalmente, associamos estas velocidades quando vamos baixar ou enviar algum tipo de mídia, como áudios, fotos e vídeos.

Mas, na verdade, elas estão em tudo que fazemos online: até mesmo na velocidade para abrir um site ou realizar uma pesquisa no Google.

De modo geral, são coisas muito rápidas que levam menos do que segundos e que, por isso, nem mesmo conseguimos perceber.

Porém, quando há uma falha na velocidade da internet, esses pequenos atrasos de segundos podem acabar causando transtornos, fazendo a sua internet travar e você ter dificuldade de realizar ações.

O teste de copel também mostra a latência da sua internet, que mostra a conexão da sua internet e o seu nível de estabilidade, que impede as oscilações que fazem a internet reduzir e aumentar a velocidade rapidamente.

Por isso, é sempre bom testar a internet de forma que possa chegar um resultado real sobre como está a velocidade dela e, assim, você possa conferir com o plano de internet que você contratou se a velocidade está atingindo o nível esperado.

Dicas para melhorar precisão do teste de velocidade Copel

Esses testes que são realizados online nem sempre são muito precisos, precisamos avisar.

Por isso, é necessário que você tome alguns cuidados.

Por exemplo, ao realizar o teste de internet é preferível que você feche todas as abas e janelas dos seus navegadores, deixando apenas o site com o teste de velocidade Copel aberto.

Também muito importante fechar programas do seu computador que estejam conectados à internet.

Afinal, quando você está acessando sites ou utilizando a sua internet em algum sistema, isso significa que você está consumindo ela naquele momento e isso pode afetar bastante o resultado do teste de velocidade.

Além disso, é muito importante realizar o teste algumas vezes, pois as circunstâncias importam muito quando o assunto é velocidade de internet.

Por exemplo, em horário de pico, é normal que a velocidade de internet esteja reduzida, e isso afetará o desempenho apresentado pelo teste de velocidade Copel.

Assim, você conseguirá chegar a um resultado bastante preciso ao realizar este teste em diferentes momentos do dia e, até mesmo, em diferentes dias (especialmente, alternando entre dias úteis e fins de semana).

Às vezes o espaço da casa também pode influenciar um pouco no teste de velocidade e, se você percebe que sua internet não está com uma velocidade satisfatória, pode ser interessante testá-la em diferentes espaços da casa.

Se você já fez alguns testes da velocidade da sua internet e percebeu que realmente recebe uma internet muito inferior ao plano que foi contratado, está na hora de ligar para a operadora e prestar algumas reclamações.

Caso isso persista, não tenha medo de correr atrás dos seus direitos como consumidor.

De qualquer forma, é sempre bom estar testando a internet. E, caso você tenha dúvidas, deixe seu comentário para te ajudarmos.

Artigos relacioandos

Qual a diferença da velocidade de download e velocidade de upload?

Quando você vai contratar um plano de internet por uma operadora, há dois serviços de velocidade de internet: velocidade de ...
Leia Mais
internet ficar mais rápida

O que fazer para sua internet ficar mais rápida?

A internet já faz parte do nosso cotidiano. Ela pode ser usada para estudar, trabalhar, passar horas de lazer ou ...
Leia Mais

Como emitir boleto Neolink?

Você sabe como emitir boleto Neolink? Antes mesmo de pagar uma conta, é necessário ter o boleto em mãos, onde ...
Leia Mais