Como proteger a visão no uso de computador e celular?

Os brasileiros ficam pelo menos três horas por dia na frente do celular. No uso de celular por jovens, a quantidade sobe para quatro horas diárias. No entanto, muita utilização de computadores e celulares podem causar irritação na visão, coceira, além de secura.

Porém, há muitos profissionais que trabalham no computador o dia inteiro, ou precisam usar o celular e até jovens que precisam do uso para estudar. Em algumas situações, não há como diminuir o tempo de visão nas telas.

Mas existem algumas dicas simples que você pode incorporar em sua vida para minimizar os efeitos das luzes de telas nos olhos. Você não precisa parar de usar ou diminuir a utilização, mas pode aprender a administrar o tempo na frente das telas para não causar danos à visão.

No caso de proteger os olhos no sol, isso é muito mais fácil de resolver. Basta comprar uns óculos Tommy preto e sair para a luz do dia. No entanto, o suo frequente de telas precisam de outros cuidados.

Entenda como proteger a visão no uso frequente de computador e celular.

1. Adeque a iluminação do ambiente

Na utilização de computador ou notebook principalmente, escolha a iluminação natural do sol para iluminar o ambiente. A luz artificial pode cansar seus olhos mais rápido as pessoas estão usando o celular e computador ao mesmo tempo, vendo vídeos na internet e assistindo a series na Netflix.

Até para usar o celular, fique perto de janelas ou até em locais externos para não prejudicar tanto a visão. O ideal é ficar em uma posição para receber os raios solares pela lateral.

Não sente de frente ou de costas para sua maior fonte de luz. Isso fará a reflexão da luz na tela. Desse modo, você terá que forçar mais a vista para enxergar.

Por isso o ajuste correto da luz no ambiente é tão importante. Ela pode ser artificial e vir de cima de você, mas o ideal é optar pela luz natural do sol.

2. Use a visão periférica

Use o computador e o celular, mas estimule sua visão periférica, que é observar o que está ocorrendo ao seu redor também. Sem essa atitude, você vai sobrecarregar sua visão central. O objetivo é estimular sua visão periférica para causar menos danos na visão central. Olhe de canto quando estiver na frente do computador ou celular.  

3. Faça intervalos

Não fique muito tempo na frente do computador ou celular sem intervalos. O cérebro só se mantém concentrado em uma tarefa pelo período de 60 a 90 minutos. Depois, ele também precisa de uma pausa. Alie à pausa do cérebro com o descanso dos olhos, por 15 a 20 minutos.

Aproveite esse tempo para andar um pouco, esticar as pernas, ir ao banheiro, tomar água, café ou até descansar um pouco. Caso você tenha problemas para lembrar de fazer intervalos, coloque um alarme no seu celular para despertar a cada 1 hora.

Não esqueça também de respirar corretamente e profundamente. O oxigênio ajuda a visão a funcionar da melhor maneira. Por isso, cuide dos seus olhos mesmo com o uso frequente do celular ou do computador.

Artigos relacioandos

O que é TI? – Definição, aplicação do serviço e especificações sobre segurança!

O que é TI? Quais são os aspectos que caracterizam a tecnologia da informação? Quais são os dois tipos de ...
Leia Mais

Snaptik: App para baixar vídeos TikTok

Como baixar vídeos TikTok com Snaptik?? Qual o processo que deve ser realizado para conseguir ter acesso aos vídeos do ...
Leia Mais

Como usar o computador de forma segura?

O uso do computador ou notebook é muito amplo hoje em dia. É possível trabalhar, estudar, pesquisar, comprar, assistir filmes ...
Leia Mais