Como usar o computador de forma segura?

O uso do computador ou notebook é muito amplo hoje em dia. É possível trabalhar, estudar, pesquisar, comprar, assistir filmes e séries e passar outros momentos de lazer em um computador.

Uma utilização muito comum do computador é para pesquisar sobre “máquina compactadora de terreno” no Google. Esse tipo de pesquisa está crescendo, já que alugar máquinas para obras tem o custo muito mais acessível do que comprar o equipamento.

Não importa qual seja o uso que você tenha para seu computador, é necessário utilizá-lo de forma segura. 

Uma internet com lentidão, mensagens de erros, computador lento, desligamentos repentinos ou pop-ups abrindo de forma inesperada são alguns sinais de alerta de que seu computador está comprometido.

Tais falhas não devem ser ignoradas, já que sua segurança e privacidade podem ser alvos de invasões no computador, além de roubo de senhas, dados pessoais e muitos tipos de crimes e golpes cibernéticos. Por isso, conheça algumas dicas para usar o computador de forma segura.

1.     Sistema operacional atualizado 

Cada atualização para o sistema operacional traz mudanças positivas para a segurança do PC. O ideal é sempre manter seu computador atualizado. A cada alteração, são atualizadas melhorias na proteção que ajudam a manter golpistas longe de seu computador e outras falhas são corrigidas.

Por isso, deixe a configuração do seu PC para atualizar automaticamente. 

2.     Não conecte na internet em redes públicas

Se sua conexão de internet está ruim, não opte por usar uma rede desprotegida ou uma rede pública. Isso traz grandes riscos aos seu computador, como vírus e golpistas prontos para atacar seu computador. Por isso, deixe essa opção de lado, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Isso é muito perigoso para a segurança de seu computador.

3.     Utilize um VPN para manter o computador seguro

Uma forma de ter proteção extra é usar um VPN para seu computador. O VPN ajuda a criar uma rede mais segura, com informações criptografadas. Isso dificulta achar sua localização, entre outros benefícios proporcionados pelo VPN. 

O VPN deve ser utilizado quando você está acessando dados importantes no computador, seja em qualquer tipo de conexão. Atualmente há opções de VPN muito boas no mercado e que mantém sua privacidade também.

4.     Cuidado com as senhas criadas

As senhas de acesso ao computador até senhas de acesso a sites de compras, redes sociais, entre outras, precisam ser bem elaboradas. Não utilize senhas com números em sequência, como datas de aniversário e nem mantenha a mesma senha para todos os acessos, como para redes sociais e também para sites específicos. 

O essencial é que suas senhas tenham caracteres especiais, números e letras. Mesmo depois de criar uma senha forte, ela não deve ser a mesma para sempre.  O ideal é trocar as senhas de tempo em tempo para deixar seu computador mais seguro.

Conclusão

A internet hoje em dia já é um item essencial para a vida da maioria das pessoas. Por isso, há alguns cuidados que você deve tomar para não colocar em risco sua segurança e sua privacidade na internet. Há muitos tipos de golpes e atos criminosos pela internet. O ideal é se precaver. 

Artigos relacioandos

O que é TI? – Definição, aplicação do serviço e especificações sobre segurança!

O que é TI? Quais são os aspectos que caracterizam a tecnologia da informação? Quais são os dois tipos de ...
Leia Mais

Snaptik: App para baixar vídeos TikTok

Como baixar vídeos TikTok com Snaptik?? Qual o processo que deve ser realizado para conseguir ter acesso aos vídeos do ...
Leia Mais

Como usar o computador de forma segura?

O uso do computador ou notebook é muito amplo hoje em dia. É possível trabalhar, estudar, pesquisar, comprar, assistir filmes ...
Leia Mais