O que é TI? – Definição, aplicação do serviço e especificações sobre segurança!

O que é TI? Quais são os aspectos que caracterizam a tecnologia da informação? Quais são os dois tipos de segurança envolvidos na internet em geral e de que maneira se diferenciam?

E quanto as suas semelhanças? Que tipo de soluções em TI um profissional da área pode oferecer? Cada vez mais o profissional de TI se torna necessário em ambientes diversos, principalmente dentro das empresas.

É por isso que, neste conteúdo, vamos trazer um balanço geral sobre esse mundo. Além de explicarmos o que é TI, falaremos sobre as ferramentas mais utilizadas pelos profissionais da área e sobre os conceitos de segurança da informação e segurança de TI. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!

O que é TI?

O que é TI

Afinal, o que é TI? Com TI (Tecnologia da Informação), nos referimos a “tecnologias da informação e comunicação”. Basicamente, a sigla TI indica o uso da tecnologia para o gerenciamento e processamento de informações, principalmente nas organizações empresariais.

A tecnologia da informação se refere ao uso de programas de software e dispositivos digitais que permitem criar, trocar e usar informações em formatos muito diferentes, como comunicações de voz, texto e dados numéricos.

Este campo é usado, para simplificar, como sinônimo de redes e computadores, mas também de outras tecnologias de informação (basta pensar em telefones ou televisão).

As ferramentas mais utilizadas pela TI

Já sabemos o que é TI, mas e quais são as ferramentas mais utilizadas pelos profissionais da área? Existem realmente inúmeras ferramentas utilizadas pela tecnologia da informação em geral. Abaixo, no entanto, trouxemos um foco nas três principais ferramentas. Leia:

  • Computador: é um instrumento com um sistema de processamento muito rápido, caracterizado pela velocidade (capacidade de processar milhões de instruções em um segundo), precisão, seja pela margem de erro quase zero, mas também pela versatilidade, ou seja, a capacidade de realizar tarefas de vários tipos sem qualquer dificuldade;
  • Software: este nome se refere aos programas que o computador executa, por exemplo, aqueles para escrever, calcular, processar imagens ou gerenciar a contabilidade. Eles, portanto, permitem que você explore totalmente o potencial do computador. O sistema operacional também é baseado software (Windows, macOS ou Linux);
  • Hardware: são os componentes materiais do computador, os físicos (por exemplo, mouse, placa mãe e monitor).

Definições de segurança da informação e de TI

Segurança da informação

A segurança da informação é uma forma alternativa de entender a segurança dos dados. De fato, um especialista em segurança da informação cuida da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados processados por uma empresa.

A maioria das empresas modernas coleta dados corporativos dentro de servidores, mas sua proteção também diz respeito às informações mantidas em papel para garantir que nenhum usuário não autorizado possa usá-las, acessar, modificar, consultar, destruir ou copiá-las.

A segurança da informação é o primeiro passo a partir do qual uma empresa deve começar a gerar um plano de segurança concreto a ser apresentado a todos os funcionários.

Segurança de TI

A segurança informática, ou mesmo a cibersegurança, diz respeito à proteção específica dos dados provenientes da internet.

Nesse caso, os profissionais dessa área são responsáveis por garantir que a rede corporativa, os servidores e os sistemas digitais utilizados sejam resistentes à entrada de hackers e outros criminosos da web.

Principais diferenças

  • A segurança de dados também tem a ver com informações em papel, enquanto a cibersegurança não lida com isso;
  • A segurança de dados não é tipicamente sobre guerra cibernética. Também é sobre o impacto social negativo devido à interação do usuário na web, como perseguição cibernética, proteção de infraestruturas digitais, etc.;
  • A segurança cibernética enfrenta uma ameaça persistente devido a tentativas contínuas de penetrar na segurança corporativa por malware, phishing, doxing e outros tipos de ataques cibernéticos.

As afinidades entre as duas práticas para a proteção completa dos negócios

Ambas as práticas consideram os dados de extrema importância apenas em áreas ligeiramente diferentes: a segurança da informação tem como principal preocupação a proteção dos dados da empresa contra acessos ilegais de qualquer tipo, enquanto na cibersegurança o primeiro objetivo é proteger os dados de acessos ilegais e digitais.

Nos últimos 10 anos, assistimos a uma espécie de fusão dos dois termos devido à utilização cada vez mais massiva dos canais digitais para comunicar com clientes e fornecedores e para manter informações e dados da empresa.

O principal desafio continua, no entanto, sempre atual: a maioria das equipes não possui um responsável pela segurança da informação, muito menos um dedicado exclusivamente à cibersegurança.

A figura do gestor de segurança informática (o profissional de TI) se torna essencial para garantir a segurança das informações pessoais dos seus colaboradores, mas também de todos os profissionais que interagem com a sua empresa.

Sem considerar que os dados passam a ser considerados como um dos motores do desenvolvimento da economia e fonte de novos negócios de altíssimo valor, e estão destinados a se tornar cada vez mais a matéria-prima que será à base de serviços e produtos inovadores.

Por esta razão, o trabalho de defesa da segurança corporativa se torna um trabalho de tempo integral e uma prioridade. Agora que já sabe o que é TI e maiores detalhes sobre sua segurança, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!

Artigos relacioandos

O que é TI? – Definição, aplicação do serviço e especificações sobre segurança!

O que é TI? Quais são os aspectos que caracterizam a tecnologia da informação? Quais são os dois tipos de ...
Leia Mais

Snaptik: App para baixar vídeos TikTok

Como baixar vídeos TikTok com Snaptik?? Qual o processo que deve ser realizado para conseguir ter acesso aos vídeos do ...
Leia Mais

Como usar o computador de forma segura?

O uso do computador ou notebook é muito amplo hoje em dia. É possível trabalhar, estudar, pesquisar, comprar, assistir filmes ...
Leia Mais