Qual a diferença da velocidade de download e velocidade de upload?

Quando você vai contratar um plano de internet por uma operadora, há dois serviços de velocidade de internet: velocidade de download e velocidade de upload. Para aumentar uma dessas velocidades, é necessário manutenção no software do computador, além de boas práticas de uso da conexão de internet. Não é nenhum problema com uma arruela inox do computador. Ou seja, não é problema no hardware, em geral.

Antes ou depois de contratar um serviço de conexão de internet, é fundamental saber qual a diferença entre velocidade de download e velocidade de upload. Entenda as diferenças até o final do artigo.

De uma maneira simplória, realizar um download é baixar um arquivo e um upload é enviar um arquivo. A maior parte de suas atividades na internet envolve o download e o upload de arquivos de forma simultânea.

Caso você realize uma pesquisa no Google, o resultado é um download de arquivos e informações. Na hora de enviar um comando para abrir uma página de resposta, é realizado um upload.

É possível entender melhor com uma exemplificação do WhatsApp. Caso você envie uma mensagem para um contato, você estará realizando um upload. Quando o contato responder, a mensagem será baixada no seu smartphone e será um download.

Já deu para perceber que para navegar na internet é preciso muito download e upload. No entanto, entenda porque geralmente a velocidade de upload fornecida é menor. 

A velocidade de upload é mais lenta que a velocidade de download?

Caso você faça um teste de velocidade na sua internet por sites gratuitos, você vai descobrir que a velocidade de upload é mais lenta do que a velocidade de download, que pode chegar a 10% da velocidade contratada.

Isso ocorre porque navegar na internet exige muito mais velocidade de download do que upload. Ao abrir uma página em seu navegador, o upload será apenas o clique para entrar na página. No entanto, será realizado o download de toda a página para você navegar.

Por isso, o download consome muito mais dados. A maioria de suas atividades na internet exige mais velocidade de download do que velocidade de upload.

Claro que existem exceções, em especial para quem utiliza fibra óptica. É o caso de youtubers, por exemplo. Para um youtuber, um plano de 50 Mbps com a mesma taxa de velocidade de download e upload é uma decisão mais acertada, já que eles upam os vídeos na internet e consomem muita velocidade de upload com isso. 

Por isso, antes de contratar seu plano de internet ou até ter informações para melhorá-lo com sua operadora, você deve saber qual é a velocidade de download e a velocidade de upload de cada plano oferecido.

Caso sua necessidade de upload seja maior do que a maioria, preze por um plano que tenha mais velocidade de upload também. Dessa maneira, você não vai se frustrar com a velocidade de sua internet. Apenas ao saber a diferença entre ambos já é possível contratar ou promover seu plano de internet para um melhor. Assim, todas as suas necessidades serão atendidas.

Não deixe de entrar em contato com sua operadora, caso você precise de mais velocidade, seja no download ou no upload. 

Gostou desse artigo? Confira mais textos interessantes no blog de Spoilers mais queridinho da internet.

Artigos relacioandos

O que é TI? – Definição, aplicação do serviço e especificações sobre segurança!

O que é TI? Quais são os aspectos que caracterizam a tecnologia da informação? Quais são os dois tipos de ...
Leia Mais

Snaptik: App para baixar vídeos TikTok

Como baixar vídeos TikTok com Snaptik?? Qual o processo que deve ser realizado para conseguir ter acesso aos vídeos do ...
Leia Mais

Como usar o computador de forma segura?

O uso do computador ou notebook é muito amplo hoje em dia. É possível trabalhar, estudar, pesquisar, comprar, assistir filmes ...
Leia Mais