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9 dicas de UX Design para o seu site funcionar melhor em conexões lentas

    Meta description – Nesse artigo, separamos 9 dicas essenciais para seu site funcionar melhor, mesmo quando a conexão apresentar instabilidade

    A quantidade de pessoas com acesso a internet vem aumentando a cada ano, fazendo com que transtornos relacionados à conectividade sejam cada vez mais recorrentes. Nesse sentido, é comum vermos usuários abrindo mão de concluir suas tarefas devido a instabilidade da internet.

    Mas, em face de um cenário como esse, o que fazer para que o seu site não perca clientes e consiga mantê-los interessados em permanecer na página, mesmo diante de problemas de conexão?  

    Fique com a gente até o final desse artigo, pois traremos 7 dicas capazes de fazer com que seu site funcione melhor em conexões lentas.

    Qual a importância do UX Design para o site da sua empresa?

    conexões lentas

    Como se sabe, a experiência do cliente exerce um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer negócio. Desse modo, é extremamente importante estar atento a todos os pontos de comunicação da empresa e procurar aprimorá-los sempre que necessário. 

    Atualmente, é comum vermos empresas adotando mindsets modernos com foco total no consumidor e na sua jornada de interação. O resultado disso é o surgimento de novos métodos capazes de oferecer um site mais responsivo e que consiga manter os usuários envolvidos mesmo diante de uma má conexão. 

    Em síntese, o UX Design tem como principal objetivo fazer com que o seu cliente se sinta bem ao se relacionar com a sua empresa, viabilizando o processo de fidelização e 

    transformando-o num promotor da marca.

    9 dicas de UX Design para que seu site funcione melhor em conexões lentas

    Carregue as imagens progressivamente

    Um problema muito comum enfrentado por diversos websites fica por conta do carregamento das imagens. Veja que, quando uma página leva muito tempo para carregar uma foto, por exemplo, a latência percebida pelo usuário tende a ser maior que o normal.

    Para resolver essa situação, você pode optar por instalar plugins que utilizam a tecnologia “lazyload”, responsável por carregar as imagens de forma progressiva, conforme o usuário for fazendo scroll. 

    Carregue primeiro os conteúdos mais importantes

    Ao carregar todos os elementos de uma página de uma só vez – textos, vídeos e imagens – você acaba prejudicando a experiência daqueles que possuem conexões ruins e intermitentes. Assim, faça o carregamento dos conteúdos individualmente e por ordem de importância. Uma boa dica é priorizar os textos antes das imagens e vídeos.

    Conteúdo simulado

    Ofereça conteúdo simulado (mock content) enquanto os usuários estão esperando pelo carregamento da página. Mostre um passo a passo de como funciona o seu produto ou então um roadmap do seu site.

    Site ativo em conexões intermitentes

    Mantenha seu site funcionando perfeitamente mesmo quando a internet dos visitantes estiver com velocidade reduzida. Alguns portais bloqueiam certos conteúdos quando o nível de conexão está muito baixo.

    Mostre o progresso do carregamento 

    Em síntese, mostrar para o seu cliente a porcentagem de carregamento da página faz com que ele se sinta menos entediado em ter de esperar pelo fim do processo. Alguns indicadores mostram que o carregamento está sendo realizado, outros exibem uma barra indicando o quanto ainda falta. Se possível, procure utilizar os dois.

    Exiba o status de conectividade 

    Muitas pessoas têm problemas ao mexer nos itens de conexão do celular, seja devido a dificuldade em enxergar as opções ou simplesmente por não conhecerem as configurações do aparelho. Logo, deixe explícito o status de conectividade dos usuários do seu site.

    Avise quando não há conexão com a internet

    Como o funcionamento do seu site está condicionado à disponibilidade da internet, informe aos usuários que, para continuar navegando, é necessário que seus dispositivos estejam propriamente conectados. 

    Conclua tarefas em modo offline

    Sempre que os usuários acessam o Google app e a internet cai durante a realização de uma pesquisa, o aplicativo finaliza o serviço e mostra os resultados assim que a conexão for restabelecida. Ao criar um site, utilize essa estratégia e não se esqueça de notificar seus clientes.

    Dificuldade de conexão

    Desenvolva templates para todos os casos de conectividade: carregamento completo, parcial ou falha total. Por exemplo, ao acessar o YouTube, é possível analisar esses três fatores facilmente:

    Se você consegue ver a thumbnail e todos elementos da página, ela foi carregada normalmente. Quando o carregamento é parcial, aparece um círculo no centro da tela indicando uma possível falha. Por fim, a mensagem “você está off-line” aparece quando não há nenhum tipo de conexão.

    Conclusão 

    Adotar essas medidas para melhorar a experiência de navegação dos seus clientes, sobretudo, agrega valor para o seu site e reduz o nível de frustração do usuário. Felizmente hoje o custo de criação de um site profissional é muito mais acessível, o que faz com que todo tipo de empresa possa investir. 

    Por fim, sabemos que problemas de conexão não se resolvem da noite para o dia, sendo papel da empresa desenvolver medidas para reduzir esses incômodos.

    E então, gostou do conteúdo? Conte-nos o que você achou e o que tem feito para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente. Não se esqueça de seguir nossas redes sociais no Instagram e no Facebook.